quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Mais uma semana de vitória - a 27ª está começando!

Sabe por que dou tanta importância pela contagem das semanas? Porque considero cada uma, uma vitória. Pensa bem, a gente precisa segurar nossos rebentos dentro do ventre o máximo possível até as 40 semanas, quanto mais perto nascer, mais bem preparado ele estará para a vida aqui do lado de fora. No primeiro trimestre, cada dia e cada semana tem um sabor único. É uma baita responsabilidade (que nem tanto nossa é) vencer os três primeiros e cruciais meses. Mas não acabam aí as preocupações de mãe. Todas nós sabemos que a gravidez pode fluir tranquilamente até chegar a termo, e algumas vezes isso não acontece como o esperado. Intercorrências como diabetes gestaional, hipertensão, descolamento de placenta, e tantas outras coisas que vivem a nos assombrar, podem surgir da noite pro dia. Então, por isso, tanta comemoração em torno de "apenas" mais uma semana de gestação. Eis que vos fala uma hipertensa gestacional!

A 27ª semana

Durante essa semana o cérebro continua seu rápido crescimento e os pulmões já estão quase completamente desenvolvidos. Os pulmões são capazes de respirar o ar. As ondas cerebrais do feto já se parecem com aquelas de um bebê ao nascimento. As pálpebras começam a se abrir e a retina começa a se formar. Os olhos estão parcialmente abertos e os cílios estão presentes. A sucção e a deglutição melhoram. O corpo fetal possui apenas 2 a 3% de gordura. Os testículos fetais já desceram completamente e estão situados na bolsa escrotal. O feto irá crescer cerca de 1,8 cm, terá cerca de 32-33cm (dos pés à cabeça) e deverá estar pesando em torno de 1100-1200 gramas no final dessa semana.
Nesta fase da gravidez, as características faciais do seu bebê estão quase que completamente desenvolvidas. Sem dúvida isso aumenta a curiosidade de qualquer mãe para saber como será as feições do bebê, mas infelizmente você só poderá ver daqui há algumas semanas.
Os órgãos internos e seus sistemas também continuam a crescer, amadurecer e a se desenvolver rapidamente, e durante este período, as pálpebras do seu bebê se abrirão, e as retinas dos seus olhos irão começar a amadurecer, permitindo que seus olhos finalmente recebam luz e traduzam as imagens.
O cérebro do seu bebê está se aprimorando a cada vez mais, e a cada dia que se passa a possibilidade do seu bebê nascer com seqüelas caso ela nasça prematuro diminuem bastante. No entanto, infelizmente ele permanecerá incubado por algumas semanas porque ainda não tem gorduras o suficiente para manter seu corpinho esquentado.
A audição do seu bebê está bem desenvolvida durante este período. No entanto, os sons podem ser um pouco abafados devido os ouvidos estarem cobertos por vérnix e o seu bebê está imerso em líquido amniótico. Mas, mesmo assim o seu bebê já consegue reconhecer a sua voz e a do seu parceiro.
Os pulmões e o sistema imunológico do seu bebê estão em processo de amadurecimento durante esta semana, e logo eles estarão funcionando perfeitamente. Se o seu bebê nascesse hoje ele teria boas chances de sobreviver.

2 comentários:

Yasmin*´¯`*.¸¸.*´¯`*♥* 30 kg off.... disse...

Sei bem o que eh essa ansiedade viu amiga....os 3 primeiros meses sao mais temerosos mesmo..sofri um aborto antes de chegar o 2 mes, hoje estou gravidinha de 23 semanas e cada semana que passa eh uma grande vitoria sim, soh sabe quem esta passando por isso nao eh


parabens por mais essa semana

bjinhos e um lindo dia

Adriana Bandeira disse...

Obrigada, Carlinha!!!! Sem dúvida, ficamos muito apreensivas mesmo, mas Deus está abençoando a gente de uma forma muito generosa!!!
Beijolinhas!!!