quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Entrando na 25ª semana

Hoje é dia de comemorar mais uma semana de espera do meu filhote. Cada dia mais sapequinha, chuta e espanca a mamãe aqui dentro, mas como diz mulher de malandro: "eu apanho mas goooooostchooo".




  As estruturas da coluna - 33 anéis, 150 juntas e cerca de 1000 ligamentos - começam a se formar. Os vasos sangüíneos dos pulmões estão em franco desenvolvimento e as narinas se abrem. Os pulmões já são capazes de se adaptar à vida extra-uterina (com muita dificuldade e ajuda dos neonatologistas e aparelhos de respiração), pois os alvéolos (sacos de ar) já estão quase totalmente desenvolvidos e começam a produzir surfactante, uma substância que previne que o tecido pulmonar colabe por si só. A boca e os lábios tornam-se mais sensíveis. Os olhos respondem à luz, enquanto os ouvidos respondem aos sons originados fora do útero. Os "germes" dos dentes permanentes aparecem na parte mais posterior das gengivas. Os movimentos reflexos melhoram. As unhas dos dedos das mãos e dos pés continuam a crescer. Seus cabelos já possuem cor e textura. Ele pesa em torno de 780 a 840 g (eu acho que o Mimi pesa mais que isso) e mede cerca de 30 cm da cabeça aos pés. 

Agora meu útero tem o tamanho de uma bola de futebol oficial. O útero em crescimento pressiona as costas e bacia e isso pode causar crises de dor na região lombar e nas pernas.

2 comentários:

deda disse...

driii.. passei pra ver como estao as coisas e pelo visto ta tudo bem! graças a Deus! ja vi um monte de coisinhas legais pra bebê mas não consegui escolher ainda o presente do miguel e qdo eu comprar tb nao vou te contar o que é! rsrs
bjooo

Adriana Bandeira disse...

Dedoca, paçoca! Tá tudo bem, graças a Deus!!!! Não assim como você, mas estamos bem. Aliás, estamos acompanhando suas andanças, adoramos tudoooo!!!!! E o Mimi chutou em braile agora, falou assim que é para a senhora tratar de arrumar uma coisinha muito manera pra ele, tá?
hauauhauauauhauauhauh!!!!
Beijos, aproveita muito!!!!