quinta-feira, 11 de novembro de 2010

35 semanas - Miguel está "apitando na curva"

Hoje iniciamos o ciclo da 35ª semana. Há três dias, estou sentindo um peso descomunal na barriga, além de sentir algumas vezes que ela endurece. Creio que sejam as famosas contrações de Braxton Hicks. Miguel faz tempo, não me chuta mais. Apenas se mexe e estica, causando grandes ondulações na barriga. Porém quando ligo a câmera, ele simplesmente para de causar. Ele odeia paparazzis!
As pessoas perguntam sempre a mesma coisa: pra quando é? E eu apenas digo, quando estiver maduro cai do pé. Ninguém sabe, pode ser daqui a 3 horas, 3 dias, 3 semanas. O lance agora é ficar muito de olho a qualquer sintoma diferente, a qualquer padrão diferente de comportamento do Mimi aqui dentro. 
Aqui em casa, quase tudo pronto para a chegada. O quarto ganhou os espelhos dos interruptores que faltavam. Minha mala só será completada com os últimos produtos de toalette e uma maquiagenzinha básica na hora de sair. As malas dele estão prontíssimas. Falta de importante a cadeirinha para o carro, que deverá ser adquirida pra esses dias.
Já marquei para fazer a pedicure no sábado, dia 13, a fim de ficar bem em ordem para qualquer eventualidade. E assim vamos esperando a hora do Miguel passar pro lado de cá. Estou calma, embora ouvindo muita bobagem com relação ao parto, principalmente com o que dá de errado em alguns. Confesso que ontem eu estava muito pra baixo, chorosa, acho que o baby blues me pegou um pouco antes. Mas creio que tudo isso seja, além do efeito do final da gestação, também das preocupações com o que virá muito lá na frente, e até mesmo relacionado a tudo o que venho ouvindo de ruim. Essas coisas impreguinam na gente feito cheiro de alho.

Vamos agora ver o que é que tá pegando aqui dentro, segundo sites especializados:

Seu corpo

Como disse Patrick Swayze em "Dança Comigo": " Ninguém coloca o bebê de lado!" Duplamente verdadeiro quando se trata do seu pequeno inquilino. Seu bebê tomou praticamente todo o seu torso agora. Ao longo dos últimos meses, ele tem esmagado e apertado todos os seus órgãos a fim de  ter espaço para se desenvolver. A qualquer momento, ele fará o último movimento e empurrará o seu coração para cima e para a esquerda para ganhar mais espaço para si próprio. (Viu? Ele já tem o seu coração nas mãos :-))
Antes de todas as coisas desta gravidez, seu útero era uma bolinha do tamanho do seu punho e estava bem guardadinho atrás da sua pélvis. Hoje, ele tem o tamanho de uma melancia e vai até as costelas.
Neste ponto da sua gravidez todo o sangue foi para a seu ventre ... literalmente. Cerca de 1/6 do volume de sangue total de sangue do seu corpo está circulando em torno dos vasos em seu útero. Eis a razão de você sentir-se zonza o tempo todo!
A partir desta semana, você visitará o seu obstetra semanalmente. Em cada visita você provavelmente implorará que lhe digam quando seu bebê chegará. Infelizmente, o palpite dele é tão bom quanto o seu. Mesmo que você esteja com dilatação, não se pode dizer exatamente quando o bebê fará a sua aparição (a menos que tenha uma Cesária programada, é claro.)

Seu bebê

Neste momento os toques finais estão sendo adicionados ao seu bebê e ele continuará ganhando cerca de meio quilo por semana. Este é o momento aonde a maior parte da gordura que ele ganha, será depositada em suas perninhas, fazendo com que ele fique cada vez mais fofinho.
Até o final desta semana o seu bebê poderá estar medindo proximadamente 34 cm de comprimento e pesando algo em torno de 2 quilos e 600 gramas.
Devido ao rápido crescimento e ganho de peso do seu bebê durante estes dias, ele ocupou ainda mais espaço dentro do útero, o que faz com que a sua movimentação seja mais difícil. Portanto, se você notar uma certa diminuição dos movimentos do seu bebê em relação às semanas anteriores, não se preocupe, pois é devido ao espaço limitado.
Enquanto os movimentos do seu bebê estão irregulares durante este período, ele poderá fazer o seu salto mortal para finalmente ficar na posição de entrega (de cabeça para baixo e os pés para cima).
As unhas dos pés e das mãos estão crescendo ainda mais, e logo elas se curvarão sobre as pontas dos pequenos dedos do seu bebê. Algumas semanas após o seu nascimento, certamente você terá que começar a apará-las.
O cérebro do seu bebê continua se crescer intensamente durante esta semana. Os neurônios e conexões estão se desenvolvendo ainda mais, e após o nascimento eles estarão perfeitamente conectados para receber estimulações. Lembre-se de comer alimentos ricos em vitamina Ômega 3, pois estes ajudarão no desenvolvimento do cérebro do seu bebê. Peixes como salmão, atum e sardinhas são ótimas fontes de vitamina Ômega 3.
Parto prematuro: Se o seu bebê nascesse nesta semana, ele poderia sobreviver sem problemas.

Sua vida

Caso você esteja nem um pouquinho assustada com a dor que ocorre durante o parto, então, ou você é muito corajosa ou está em completa negação. Para aquelas que estão com medo, isso é completamente normal. Mantenha em mente que você não é a primeira mulher a dar à luz. Pode não parecer, mas as mulheres têm dado a luz há séculos (e olha, muitas delas sem anestesia). O melhor modo de controlar o medo do desconhecido é se educando sobre o processo do parto e pesquisar suas opções.
Conversar com outras mulheres que já tiveram essa experiência ajuda a acalmar os medos. Bastam apenas algumas semanas às mulheres com seus bebezinhos e nenhuma delas sequer lembará da dor que sentiram.

O que você está pensando...

"Será que posso levar meu lindo roupão com as pantufas combinando à maternidade?"

Faz bem comer...

Cálcio e mais cálcio. Dentro ou fora da gravidez, auxilia na coagulação sangüínea. Junto com o fósforo, ajuda a formar ossos e dentes, atenua a fadiga muscular, defende contra infecções e contribui para manter o equilíbrio de ferro no organismo. Sua deficiência na gestação acarreta cáries, cãibras e inchaços. Está no leite e derivados, nos peixes, trigo, avelãs, amêndoas, feijão branco, soja e ovo.

É bom saber...

Cante bastante para ele nesta fase e perceba após o nascimento que, enquanto você canta a mesma canção do período de gestação, ele vai demonstrando reconhecimento. Seu bebê vai adorar dormir ouvindo a mesma canção. 
Uma boa dica também é saber o momento certo de ir para a maternidade. Se você chegar muito cedo, irão mandá-la de volta para casa.
Planeje sua rota para a maternidade. Nós sabemos que você sabe como chegar lá, mas crie uma alternativa em caso de engarrafamentoe ou obras. A última coisa que você precisa no momento do parto é se preocupar se a sua rota para a maternidade está fechada ou não. Tenha caminhos alternativos.
Para sua tranquilidade, algumas maternidades oferecem cursos para gestantes, nos quais são explicados os benefícios do parto natural, quando se deve optar por cesárea, dicas sobre aleitamento materno e os cuidados iniciais com seu bebê (banho, troca de fralda, roupas adequadas). Verifique em sua cidade se existem tais cursos. 

3 comentários:

An@ Paul@... Mamãe do Pietro disse...

Parabéns por chegar até aqui, se seu Miguelzinho resolves-se vier gora, já estaria praticamente livre de sequelas! mas se Deus quiser ele vai esperar até na hora certinha né?

logo logo ele pinta ra área!!!!

que saudades das minhas últimas semanas!!! hehe

Cláudia Leite disse...

A reta final parece que nunca acaba neh?
Olha só, não sei se vc é adepta de promoções (mas eu adoro) e no fórum baby center uma colega postou uma promoção de bebê conforto reconhecido pelo inmetro, por R$ 159,00 e ainda vêm uma cadeirinha para alimentação:
http://www.magazineluiza.com.br/produto/index_produto_especial.asp?Produto=2093543&ordem=&linha=BB&Setor=CADA

Além disso, há uma promoção no extra de fraudas pampers em tamanho médio (76 unidades) por uns 32,00:
http://www.extra.com.br/bebes/HigieneeBanho/FraldasDescartaveisparaBebes/Pampers-Fralda-Pampers-Basica-Giga-Pack-Supersec-68504.html

Mas acho que essas promoções são só no site... não sei se vc costuma comprar pela net...

Vai as dicas aí, pois sei que quanto mais o tempo passa menos tempo vc tem pra ver isso tudo!

bjo!

Adriana Bandeira disse...

Ana, tava sumidona, hein??? Saudades!

Carlota, valeu a dica. Acabei de fazer o pedido da cadeirinha no Magazine Luiza. Eu já conhecia o produto e era uma das minhas opções de compra!
O Flavio foi até a loja física agora a pouco, checou se a promoção existe também por aqui (mas é só na net), e me ligou falando que o melhor é na net. E não tem frete, isso que fez compensar.
Prontinho, serviço feito! Obrigada de verdade!!!
Bjolinhas!