quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Nossa 34ª semana



Meodeowss! O tempo está passando num piscar de olhos, e eu já me sinto com um pé na sala de parto. Pudera! As coisas que Miguelito faz, assusta até o papai! Quanto mais a mamy's aqui! 
Primeiramente, ontem voltei a aferir a minha PA: 13 x 8. Melhor que a do feriado, porém ainda acho que poderia melhorar. Aproveitei e subi na balança e embora o ponteiro (sim, é das antigas) insistisse em oscilar, percebi que ganhei apenas algo em torno de meio quilo em uma semana. Ponto pra mim! E maridão que entrou na dieta comigo, conseguiu perder mais de 1 kg!
Então, voltando ao meu putchuko... Noite passada eu acabei indo dormir tarde. Primeiro porque fiquei assistindo ao filme Philadelphia, na HBO. Nem me lembro mais da última vez que o assisti, eu era adolescente ainda. Não é preciso dizer que chorei horrores no final. Só que olho no relógio da TV - 00:57. Poutz, quase uma da manhã e o Flávio lá na sala: bzim, bziiim, bzuum. O cara não dorme, vive e respira aquele maldito video-game. Mas deixe estar. Quero ver quando Miguel chegar... muuuaaaaaahahaha hihohoho!!!! 
Levantei, e com um andar do Stay Puft, cheguei intimando: "Benhê, quase uma da manhã, não vai dormir?" Hahahah, o doido assustou muito. Jurava que era beeeeem mais cedo. Viemos para a cama e foi aí que o "rastapé" começou aqui dentro do salão da mamãe. Foi um tal de Leleô, Anarriê e Tchachachá que não tinha hora pra acabar. Miguel empurrou com toda a sua força, como nunca havia feito antes. Tentei de tudo: massagens, altos papos e até a mão do papai (geralmente um belo calmante) sobre a pança e nada. E eu aqui, com falta de ar, gemendo. Até que a festa desceu pra região da bexiga. Aí eu ia a cada instante ao banheiro, gotejar xixi. Não tinha nada pra sair, mas parecia que eu iria explodir. E nesse batecoxa, a coisa passou as duas da manhã. Finalmente, dormimos exauridos. Tive os sonhos mais alucinados de todos os tempos. Dizem que na gravidez a mamãe fica meio louca. Acredito!
E as peripécias do meu pequeno grande homem marcam a entrada da 34ª semana. Vamos ver agora o que dizem sites especializados no assunto:

As mãos agarram com firmeza. A maior parte do lanugo e vernix começam a desaparecer.
A circunferência da cabeça é praticamente igual ao tórax.
O líquido amniótico atinge seu volume máximo, de 1000 ml., normalmente.
O peso do bebê gira em torno de 2,250 a 2,300kg e seu comprimento é de 44,8cm. (Se com 32 semanas ele estava com peso de 34, ou seja, 2 semanas a mais, a lógica é que agora ele esteja com peso aproximado de 36 semanas, o que significa algo em torno de 2,700kg)
As papilas gustativas estão mais desenvolvidas e você passa algumas de suas preferências para o bebê. Existem estudos mostrando que ele aprende a gostar do que você gosta. (Mas não podemos esquecer a teoria dos antigos , que dizem que é o bebê quem tem os gostos e vontades e a mãe come o que ele gosta).
Nesta semana seu bebê é perfeitamente viável, caso seja necessária uma intervenção por patologia da gestação. Os pulmões podem ser estimulados ao amadurecimento, com corticóides, desde algumas semanas atrás e se necessário for uma interrupção da gestação os riscos são bem menores.

2 comentários:

Cláudia Leite disse...

A festa tá grande aí ein...
Miguelito é esperto... já tem vontade própria e quer balada ainda na barriga!!!
Força pra vc nessas últimas semanas,bjo!

☆♥ Rô ♥☆ disse...

Eita mas essa animação dá mtos posts msm Adri... mas é tão gostoso neh...eu tb passo por cada uma ...ontem meu Miguel tava enfiando o pé nas minhas costas. Não em pergunte como, mas o menino conseguiu essa façanha... eu até fiquei vesga neh...mas não dá pra achar ruim, pedi tanto a Papai do ceu por este momento, o negocio é relaxar e...ah, gozar,nem em sonho,neh,esquece. Relaxar e esperar o pimpolho nascer...hiihihih
Parabéns pelas 34 semaninas, ja ja seu Miguel dará o ar da graça neh.
Bjs!