quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Entrando hoje na 21ª semana

Pois é, amores. O tempo está voando mesmo. Já estou na 21ª semana de gestação. E o Miguel vem com força, se mexe muito, é muito bom. Mais tarde tiro foto da minha jabulani...

Vamos ver o que está acontecendo com a gente então...

Com 21 semanas inicia-se a maturação do sistema auditivo. O futuro bebê consegue ouvir e reconhecer a voz materna. Pode até se interessar por alguns estilos musicais.

O desenvolvimento do sistema cardiovascular (circulatório), sistema nervoso central (SNC), do sistema hematológico e do sistema gastrointestinal do seu bebê ocorrem conforme discutido em meses anteriores.

Com 21 semanas de gestação seu bebê terá em torno de 23 cm e 430g de peso e ao final do 5º mês, em torno da 22ª semana de gestação, o feto mede em média 26 cm e pesa cerca de 500g.



As sobrancelhas e pálpebras estão prontas, e as pontas dos dedos já têm unhas.

Pode parecer inacreditável, mas seu bebê já é capaz de ouvir sua fala. Por isso você pode conversar com ele sem medo de se sentir boba. Vale até cantar e ler histórias.

Estudos mostram que recém-nascidos sugam com mais vigor ao escutar a leitura de um livro que tenha sido lido pela mãe durante a gravidez. Se você quiser tentar, escolha um e comece a ler em voz alta.

Mas pegue um livro de que você goste mesmo, porque é muito provável que você vá lê-lo inúmeras vezes depois que o bebê nascer, e há grandes chances de essa se tornar a história favorita do seu filho na hora de dormir, mesmo quando ele estiver maiorzinho.


3 comentários:

Natália disse...

parabéns...a cada semana é uma vitória né! que Deus te abencoe

Ministério da saúde disse...

Olá blogueiro,

Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!

Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.

Apóie a Semana Mundial de Amamentação. O leite materno é o único alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.

A amamentação pode durar até os dois anos ou mais.



Caso se interesse na divulgação de materiais e informações sobre esse tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

Obrigado pela colaboração!

Ministério da Saúde

Adriana Band disse...

Obrigada, "Seo Ministério". Acredito apenas que o atendimento público para gestantes também poderia ser um tantico melhor, visse?