segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Alimentos que fazem bem para a saúde da grávida e do bebê

1.Aveia
Carboidratos complexos como a aveia são ótimos para oferecer por mais tempo uma sensação de saciedade, evitando que você coma demais. O grão de aveia ainda tem o poder de baixar os níveis de colesterol. Um mingau ou uma vitamina de frutas no café-da-manhã caem bem, assim como farelos de aveia misturados a uma banana amassada são uma boa opção de lanche à tarde.
 Fernando Martinho
2.Banana
É fonte de potássio e oferece uma injeção de energia para contrabalançar a fadiga causada pela gravidez. Quem está sofrendo de enjoos deve evitar a banana crua, por ela ser indigesta, mas pode comê-la cozida, em temperatura ambiente ou gelada. Se você não gosta dessa fruta, pode tentar ingeri-la picadinha com cereal ou em shakes, com iogurte ou suco de laranja e morango.


 Fernando  Martinho
3.Carne vermelha
A necessidade diária de ferro dobra durante a gravidez, então é importante incluir no cardápio muitos alimentos ricos nesse mineral. A carne vermelha tem um tipo de ferro facilmente absorvido pelo organismo e por isso deve fazer parte de sua dieta.


 Fernando  Martinho
4.Tomate
A fruta é rica em vitaminas A, B e principalmente C. Os vermelhos têm maior quantidade de licopeno, substância que protege contra doenças cardíacas e câncer. Contém ainda antioxidantes que atuam na prevenção do envelhecimento das células.
 Fernando  Martinho
5.Brócolis
O vegetal, disponível o ano inteiro, é rico em vários nutrientes fundamentais para uma gravidez saudável, incluindo ácido fólico, cálcio, fibra e antioxidantes, como o bioflavonóide. Fonte de vitamina C, o brócolis ajuda o organismo a absorver o ferro dos demais alimentos.
 Fernando  Martinho
6. Leite pasteurizado
A necessidade diária de cálcio durante a gravidez aumenta 20%.Como o nutriente é imprescindível para a formação dos ossos e dentes do bebê, o próprio organismo da mãe absorve-o em maior quantidade nesse período. O ideal é ingerir quatro copos de leite por dia para suprir as necessidades de cálcio.É importante sempre optar pelo pasteurizado por não ter risco de conter microorganismos e bactérias.
 Fernando Martinho
7.Queijo
Além de ser fonte de cálcio, o queijo é um alimento versátil, pois pode estar presente em qualquer refeição: cortado em cubinhos sobre uma salada na hora do almoço ou como recheio para o pão no café da manhã, por exemplo. Prefira as seguintes variedades: mussarela de búfala, ricota e cottage, porque têm menor teor de gordura e cheiro mais fraco, o que evita enjôos.


8.Frutas secas
Fáceis de ter sempre à mão, as frutas secas, como damasco, maçã, abacaxi e morango, são uma forma saudável de matar aquela vontade de comer algo doce. Só cuidado com a banana
seca, que é mais calórica e por isso deve ser ingerida em quantidades menores do que outras frutas secas.
 Fernando Martinho
9.Feijões, lentilhas e grão-de-bico
Contêm em média 15 gramas de proteínas por xícara, além de serem ricos em vitaminas do complexo B. Têm fibras que auxiliam o sistema digestivo e regulam o intestino. E ainda são fonte de ácido fólico, cujo consumo é fundamental principalmente nos três primeiros meses da gravidez, porque evita malformação do feto.


 Fernando Martinho
10.Laranja
São 90% água combinada a diversos nutrientes. O mais importante é a vitamina C, que auxilia na prevenção de anemia e fadiga.A fruta também é rica em fibra, essencial para o funcionamento do intestino. Como você tem de beber 2 litros de líquido por dia, o suco
de laranja é uma ótima opção.
11.Soja
Também rica em proteínas, a soja deve aparecer no cardápio, principalmente de quem segue dietas vegetarianas e precisa ficar atento para ingerir a quantidade necessária de aminoácidos, sem comer carne. Meia xícara de tofu, por exemplo, tem 10 gramas de proteína, e a gestante deve ingerir cerca de 60 gramas por dia.
 Fernando Martinho
12.Ovos
São uma excelente fonte de proteína, podendo até substituir as carnes, pois contêm todos os aminoácidos essenciais ao organismo. Um ovo cozido na hora pode ser um excelente lanche da tarde. E uma omelete com queijo e legumes cabe muito bem no cardápio do almoço ou do jantar.



13.Nozes
A gordura é fundamental para o desenvolvimento do cérebro do bebê. E é interessante consumir, de maneira equilibrada e orientada, a forma saturada (encontrada na carne e
na manteiga, por exemplo) e também a não-saturada, mais saudável, presente nas nozes.
Mas cuidado: esse é um alimento que engorda e, portanto, precisa entrar no cardápio com
moderação.
 Fernando Martinho
14.Folhas verdes
Quanto mais escuro o tom de verde do alimento, mas rico ele é em vitaminas. Espinafre cozinho tem altos níveis de ácido fólico e ferro. Quem não gosta de comer folhas verdes em saladas pode adicioná-las a um sanduíche, misturar na sopa ou em pratos de massas.

15.Pão integral
Trocar o pão branco pelo integral contribui para a ingestão diária de fibra recomendada, que é de 20 a 35 gramas. Comendo duas fatias por dia, seu organismo também ganha ferro e zinco.

Nenhum comentário: