quinta-feira, 22 de julho de 2010

19ª Semana de gravidez


Esse é um período de intenso crescimento. Mede cerca de 20 e alguma coisinha de cm dos pés à cabeça e pesa cerca de 200-300 gramas. Juntamente com o lanugo, forma-se o "vérnix caseoso" na pele de seu bebê. O vérnix é uma substância parecida com "requeijão cremoso" que protege a pele do feto - imagine como iria ficar a sua pele se você passasse nove meses dentro d'água!
O feto tem períodos de sono e alerta intermitentes. Dorme mais ou menos por uma hora e acorda mais ou menos por uma hora. Ele também pode ter uma posição favorita para dormir. Um tipo de gordura marrom (coloração dada pelo crescimento capilar) cobre o pescoço, tórax e virilhas. A placenta continua a crescer e a nutrir o bebê. Ela está completamente formada e cresce em diâmetro, embora não aumente em espessura.


"Estou ficando mais inteligente a cada dia. Isso porque tem uma substância chamada mielina que começou a se formar em volta dos meus neurônios. Isso garante a transmissão de impulsos elétricos no meu cérebro. Tava faltando só isso pro meu sistema nervoso funcionar direitinho, porque meus sistemas circulatório, digestivo e urinário já estão a todo vapor. Eu já me movo bastante aqui dentro da barriga da mamãe, também, já respondo a estímulos externos como luz e som.Agora chegou a vez dos meus dentinhos começarem a se desenvolver.
Na próxima semana mamãe vai fazer ultrassom, pra conferir meu tamanho e peso, ,verificar como está meu coraçãozinho, placenta e checar se tenho mesmo um bingulizão, hihihi!
Mamãe já está sofrendo com o peso extra que está afetando a postura dela. Pra aliviar, na hora do banho ela demora um pouco mais, deixando a água quente cair nas costas pra aliviar as dores. E anda feito uma pata-choca!
Olha que coisa legal mamãe aprendeu sobre o peso dela. É que de todo os 79,600 kg que ela tá pesando:
  • uns cerca de 200g - sou eu
  • 170g - é o lugar onde estou, que os mais sabidos chamam de placenta
  • 320g - é uma aguinha que tem por aqui, o tal do líquido aminiótico
  • 320g - é o útero
  • 180g - é de cada tetê, também conhecido como seio
O resto do peso da mamãe são líquidos retidos fora da circulação sanguínea e gordura armazenada principalmente no abdome inferior, quadris e coxas.

Nenhum comentário: