quinta-feira, 25 de novembro de 2010

37 semanas - Miguel está pronto para nascer!

Graças a Deus! Como um frágil barquinho em meio ao mar revolto, venci cada semana dessa minha gestação, sobrevivendo aos ventos fortes e os raios que me caíram por cima da embarcação. 
Parace poético, mas para quem não sabe, estou em repouso e em tratamento especial desde agosto, ou seja, desde a 23ª semana de gestação, quando fui internada com hipertensão. Antes disso, depressão, gripes fortes, infecção de urina. Depois vieram outros sintomas, como dores, depois a diabetes gestacional. Cada dia em que Miguel resolvia ficar aqui dentro, era uma vitória imensa. E assim foi.
Hoje começa nossa 37ª semana. A partir de agora, mesmo que ele nasça daqui a meia hora, não será mais considerado um bebê prematuro.
Não estou com pressa, porém, embora cada dia mais a minha condição física esteja pior. Digo isso porque minhas mãos dóem como nunca, o inchaço tomou conta do corpo todo, a barriga pesa, arde e dói, a virilha repuxa, tenho vontade de comer coisas antes comuns e que agora, me são distantes. Andar também é um baita desafio, ficar em pé, respirar, manchas no rosto, estrias, pêlos crescendo muito rápido, enfim... Tudo quanto é sintoma ruim desceu sobre minha cabeça. Que inveja da Ivete Sangalo, que pulou com seu barrigão em cima do trio elétrico! Mas não posso reclamar de nada, tudo tem uma causa e tem valido a pena!
Agora pela manhã, a postagem fala apenas sobre o que me aconteceu na real e no que acontece ao bebê nesses próximos dias.
Já adianto porém que devo voltar de tarde e postar mais, se tudo correr bem. Por volta do meio dia, tomo uma dose de antitetânica.
Já às 15 horas, tenho o último ultrassom antes de ver meu meninão ao vivo e em cores. Torçam para tudo estar bem, e que Miguel fique aqui no forno por pelo menos mais uma semaninha.

Agora, vamos ver o que é que tá pegando aqui dentro, segundo sites especializados:

A partir de 37 semanas o bebê estará pronto para nascer, porém cada minuto dentro do útero é benéfico para ele. O corpo está mais arredondado e rechonchudo devido a novos depósitos de gordura, mantendo a temperatura cerca de 1ºC acima da temperatura materna. Os intestinos acumulam uma considerável quantidade de mecônio que é usualmente eliminado logo após o parto. Se o nascimento é prolongado, esse material fecal aparecerá no líquido amniótico. Ele já pratica os movimentos respiratórios e está se preparando para a vida fora do útero. Ele já é capaz de agarrar forte e se virar em direção à luz. A limitação de espaço continua a restringir a movimentação fetal. Os membros estão dobrados e acolados ao corpo fetal. Os ossos são flexíveis e a ossificação e endurecimento progridem. Ao nascimento, a tíbia (um osso longo da perna) está, em geral, completamente ossificada.

6 comentários:

Néinha Figueiredo. disse...

Que delícia!

Em breve conheceremos o Miguel.
Fica tranquila amiga, vai dar td certo, já deu...

Lembra dos sustos e internações, parecida td tão longe e agora tão perto.

Olha o Yan nasceu de 37 semanas e 4 dias.

Bjs nossos!

Thaline disse...

Sou nova por aqui e já estou te seguindo para acompanhá-la nesse finalzinho de gestação e nascimento do Miguel. Me identifiquei muito com o q vc escreveu. Minha gestação desde o início não foi fácil... Mas como vc disse, tudo tem uma causa... e com ctz a recompensa virá para nós... Já já chega o Miguel lindo e saudável! Beijos e fica com Deus!

Than disse...

É uma vitória!!!!
Eu tb to entrando na 37ª semana e isso dá msm uma sensação de vitoria!
Graças a Deus minha gestação não teve maiores problemas, ainda estou trabalhando normalmente, mas eu sei beeeem como é contar cada segundo, cada dia, cada semana!
Miguel está pronterrimo!!!!
Meninaaaa....eu NAO tomei a antitetanica.. :0
ESQUECI! Meupai!

Bjos

Luana disse...

Que vitória né ! mais sua recompensa estará logo em breve em seus braços . estou louca para conhece-lo.
beijos

Cândida Rosa disse...

Viva o Miguel!
Em breve ele estará em teus braços!
Bjs!

Angi disse...

Adri!
Que o Miguel fique no forninho mais uma semana sim!E que vcs dois tenham muita saúde!Nossa, quanta coisa, tudo junto e misturado, mas passaste por tudo, e que bom que depois dessa chuva, apareça teu arco íris bem lindo!
bjs Angi