quinta-feira, 7 de abril de 2011

Não tem graça!

Desde sempre, tenho sentimento de repúdio à TV aberta. Um lixo, algo que subtrai na maioria das vezes, um artefato para emburrecer as massas.
Novela pode ser um passatempo, mas não dá para negar que elas ditam moda, costumes, definem as novas gírias e até informam. Pena que nem sempre essas informações são verdadeiras.
No capítulo do último dia 4 da novela Insensato Coração, exibida na rede Bobo, a personagem da Camila Pitanga (nem sei o nome da dita) só faltou se benzer ao ver um gato, porque segundo ela, gestantes pegam toxoplasmose "só de chegar perto".
Eu fico pistola da vida. 
Não sei quem foi a anta de trancinha que redigiu tamanha idiotice. Algum boçal desinformado e tacanho, que certamente não sabe que a toxoplasmose é facilmente adquirida quando se come uma carninha mal passada no 'churras' do final de semana, ou aquela verdura mal lavada. Gato até pode transmitir, mas por favor, deixe-o no fim da fila, porque é mais fácil ganhar na mega-sena do que contrair da doença deste animal. Explico...
O gato é um dos hospedeiros do toxoplasma gondii. Os oocistos são liberados nas fezes - isso em gatos contaminados apenas - e entram em atividade após 24 horas no mínimo após o gato defecar. Aí você precisa ir lá onde está o cocô velho, ter a "sorte" de ele estar contaminado, pegar o cocozão e enfiar na boca. Faça favor de mastigar bem antes de engolir, pra sentir o bouquet e o sabor da iguaria. Aí sim, as chances de contrair a doença são grandes. De resto, não precisa jogar seu gato na rua, nem fugir de um. Nada disso. Santa ignorância! A desinformação é o cancro da humanidade. A maioria dos humanos positivos para a toxoplasmose sequer teve contato com um gato. Aliás, se fosse assim, ai das veterinárias, nem poderiam engravidar! 
Para mais detalhes da baboseira toda, acesse aqui.

Eu, grávida, e meu gatão de estimação. Sem medo de toxo, porque eu não como cocô.

11 comentários:

Mamãe de terceira Viagem!!! disse...

Concordo com vc! Tadinho dos gatos agora! Só faltava essa né! bem eu ja nem assisto a globo mesmo, eu tbm tenho uma gata e jamais vou abandonar a bichinha que eu adotei ela da rua, ela apareceu na frente da minha loja um dia meu marido abriu a loja e ela estava do outro lado da rua ele foi la e pegou ela deu leite e ela esta aki ate hj com nós e eu ja estava gravida qd adotamos ela agora a rede globo faz essas novelas e em vez de insentivar adoções de animal faz ao contrario, mulher gravida tem que correr dos gatas(as) é o FIM Mesmo!!! Bjs querida!@!!

Lu disse...

Eu tb tenho horror À TV aberta por causa disto e agradeço a Deus por ainda poder bancar minha TVzinha paga...

Com relção à absurda "inguinorancia", saiba que ela não termina nos gatos... Eu tenho 2 CACHORROS que vivem dentro de casa, e quando disse que iria engravidar fui aconselhada a "dar fim" (!!!!) neles logo pra não correr o risco de pegar toxo. Detalhe, eu sou positivo, não sei quando nem como peguei, mas faz séculos (uns 15 anos) que não tenho gato... então.. só posso ter pêgo de verdurinhas mal lavadas (minha especialidade) já que não como carne "semi-crua", ou mal-passada como diriam alguns...

Ah! Tb já deixaram de vir em casa pra não pegar toxo dos cachorros tb! (hahahahah eu ri muito!)

jakellyne disse...

adorei o poste! vi muitos comentarios a respeito dessa cena, mas só entendi mesmo lendo seu post. Parabéns

Amanda disse...

Pobre das minhas gatinhas, Minha sogra quase infartou qndo disse que não 'daria um jeito' nelas qndo engravidei, mto menos com o nascimento da Maju...rsrs
Qndo ela viu uma das gatas deitada no berço só faltou esterelizar o lençol, pq achei até uma garrafa de alcool no quartinho dela, ou seja, passou alcool até na alma para desinfetar tudo do gato... Eu mereço, néan??????

Unknown disse...

Dri, é froid mesmo!
Eu não tive contato com gatos durante a gravidez, mas minhas primas todas tiveram e olha que cada uma tem 6 gatos... e ó, nada de toxoplasmose

ai o senso comum... irrita

Adriana Bandeira disse...

Claro que nada de toxo, Beca! Suas primas não apreciam comer bosta de gato!

Cláudia Leite disse...

Um veículo de comunicação tão respeitado e tão assistido no país passar uma informação errônea como esta... por isso não gosto de TV, tô pensando até em "queimar" a quetenho lá em casa...

Sempre querem culpar os bichanos de tudo, tadinhos, seres indefesos.
E ainda tem gente que joga na rua os animalzinhos quando descobre a gravidez ou por qualquer outro motivo.

Uma boa seu post!

Anônimo disse...

olá!! desconsidere minha dúvida, se troquei as pessoas, pois leio tantos blogs, q posso estar confundindo. foi vc q teve pre-eclampsia na gravidez??? fiz uma ultra com doppler e ficou constatado um probleminha, a dra, q não é a minha G.O falou pra eu controlar o sal. Não gostei do tom de voz dela... não sei se foi só impressão minha... fiquei tão triste q não consegui fazer nenhuma pergunta. achei meu bebê magrinho, estou com 32 semanas e ele tem medidas de 31, mas antes ele tinha medidas de bebê grandinho. tô com medo de ser uma consequencia já, de ter de tirar meu bebê antes etc. Só receberei exames quinta, então não aguento esperar pra falar com Go, por isso estou aqui. Se foi vc, seu bb nasceu no tempo certo, com medidas pra idade gestacional dele. bjusssss
acho lastimável tb a rede globo:)

Adriana Bandeira disse...

Anônima
Não tive pré-eclâmpsia, mas fiz os exames para descartá-la, pois com 23 semanas minha pressão arterial foi pras alturas. Além de cortar o sal, fiz muito repouso - até fui afastada do trabalho e tomei remédio pra controlar a pressão. E não se chateie com o tom do GO, mesmo porque diminuir o sal vai te fazer bem de qualquer forma.
E não fica botando besteiras na sua cabeça, minha querida. O US dá uma estimativa de peso e altura, mas não é 100%. Se cuida, faça tudo direitinho, no fim tudo se ajeita. Além da pressão alta, eu tive ainda o diabetes e nem por isso me deixei abater. Fiz a dieta que me foi passada. Olha, o Miguel nasceu com 3,445 kg e 49 cm na 39ª semana de gestação, tudo ficou bem com ele e comigo. Não se assuste. E vc TEM pré-eclâmpsia? Fez o exames de proteinúria (proteina na urina?) Se não fez, peça pra fazer, assim vc fica mais tranquila. Qqr coisa, mude de GO. O importante é estar segura!
Beijos, saúde pra vc e seu bb!

Leo disse...

Acho que a intenção da novela era causar impacto, contudo uma emissora tão formadora de opinião deveria ser mais criteriosa na forma como aborda certos assuntos, porque não acredito que o problema tenha sido falta de uma boa pesquisa. Eu gosto muito de animais, no momento tenho dois cães, mas já minha esposa prefere vê-los no zoológico, então não pára de falar nessa tal toxoplasmose (imagina então se tivesse assistido a novela!). Até a chamei para ler sua postagem.

Cândida Rosa disse...

Sempre esta história de gato transmitir toxo. Aff, a novela que deveria informar acaba falando besteira e o pior, quem defende os gatos acaba passando por mentiroso ainda!