sexta-feira, 25 de abril de 2014

A primeira infecção a gente nunca esquece


Na última quarta-feira, dia 23, o Arthur amanheceu ardendo em febre. Chorava muito. Em várias tomadas de temperatura, o termômetro acusava 39 a 39,6 graus. Muito alta, ainda mais pra um bebê de 4 meses. A verdade é que dias antes, ele vinha chorosinho, pra não dizer puto mesmo, mas eu pensei que era resultado das vacinas dos 4 meses, que são agressivas e deixam a criança irritadiça.
Como não havia febre e nenhum outro sintoma, não liguei mesmo. Mas essa explosão de temperatura me deixou assustada. Pensei até em dengue, porque Jaú passa por uma epidemia monstruosa da doença e aqui em casa, tanto eu quanto o Flávio tivemos.
Bom, a questão é que o hospital que atende os "dengosos" só abria após o almoço. Dei um antitérmico nele e aguardei.
Passamos a tarde toda no hospital, havia mesmo a suspeita de dengue, mas também para infecção urinária.
Fizemos nele exames de sangue e urina, com pedido de urgência para os resultados. Com os números em mãos, eu mesma constatei que ao que tudo indicava, tínhamos ali uma bela infecção e a dengue poderia ser descartada. Como o dia já havia terminado e os médicos foram todos embora (o hospital atende apenas das 13 às 17h), precisamos nos deslocar para outra unidade de saúde, pelo menos tínhamos em mãos os exames. Uma nova pediatra o atendeu e confirmou a infecção. Resumo da ópera: 10 dias de antibiótico e novos exames após esse período.
Ao que tudo indica, Arthur já respondeu bem ao tratamento. O que me espanta é que em 4 meses, ele já teve tosse, coriza, infecção de urina, isso sem falar no susto que nos deu com poucos dias de vida (e também pelo fato de ter nascido quase um mês antes do previsto). Não querendo fazer comparações, mas já fazendo, o Miguel não dava trabalho nesse aspecto. Era e é, muito forte! Eu brinco que ele é um Fusquinha: é só abastecer e sair rodando! Já o Tutis é mais delicado.
O segredo disso tudo é um só: sempre manter a calma e tudo fica mais fácil. Uma mãe medrosa, nervosa, atrapalha ao invés de ajudar. Os filhos percebem!

3 comentários:

airton disse...

Nossa Dri não sabia!
Dó dó dó!
Calma? Não sei o q é isso qdo o assunto é febre nos meus filhos!
Puxa vida! Invejo vc!
Anna me da muito trabalho com isso de febres e infecçoes, mas nao desde q nasceu nao! Qdo começou a vida escolar, em 2012, começou nosso pesadelo!
Ate hj é assim: muda o tempo, a Anna adoece!
Um saco! Mas com ela to calejada e acostumada.
B teve febre na vacina de 2 meses e 4 meses. mas não passou dos 37,8. E eu me apavorei ja!
Logo menos teremos a ultima dose dessa maledeta!
Saco...rs
Ainda bem q ele ta super melhorando!
Beijos em vcs!

Cláudia Leite disse...

É, a febre estava realmente muito alta para a idade dele!
Aqui, a doencinha mais chata que a Isabella teve foi infecção de urina, ficou até internada, sorte que o Arthur não precisou!
Depois, colhe uma urocultura 1 semana após o antibiótico, só para checar se está 100%.

bjão!!

Adriana Bandeira disse...

Sim, Claudinha. Como eu disse, novos exames serão feitos, entre eles US das vias urinárias, visto que o pai tem problemas e a pediatra quer descartar problemas congênitos.